sexta-feira, 23 de abril de 2010

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Lucid Lynx

0 comentários

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Lucid Lynx

Existem muitas bibliotecas e aplicações que estão patenteadas tornando-as, em certos países, não livres. Como o Ubuntu é um sistema operativo livre e quer ser globalmente utilizado, não pode usar essas bibliotecas por padrão pois, caso isso acontecesse iria ficar ilegal em certos países. Assim, e visto que o Ubuntu não contém algumas bibliotecas muito importantes, foi criado um repositório que disponibiliza todos esses conteúdos de forma simples: o Medibuntu. Este repositório é utilizado para obter codecs multimédia para reprodução de certos formatos de som e vídeo e aplicações muito conhecidas nomeadamente o Adobe Reader, Google Earth e o Skype.

A lista de pacotes deste repositórios é vasta e, por isso, se se quiser saber mais informações de que pacotes estão disponíveis no repositório Medibuntu, visite esta página:

http://packages.medibuntu.org/lucid/index.html

Como adicionar o repositório

Existem muitas formas de adicionar um repositório, neste artigo será apresentada a forma que parece mais complicada mas é sem dúvida a mais simples. A forma explicada neste artigo é através do Terminal e apenas precisa de copiar para lá o código seguinte (copie todo o código de uma só vez, por exemplo, dê duplo clique em cima do código e faça “copiar”):

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update


Depois do processo estar concluído já terá acesso completo a todos os pacotes do Medibuntu.


Repositório alternativo

Se por acaso os repositórios do Medibuntu não estiverem a responder, ou seja, se os servidores não estiverem a funcionar correctamente e, por conseguinte, não conseguir actualizar as listas de programas nem fazer a instalação dos pacotes do Medibuntu, então o melhor será você trocar para um repositório alternativo (um mirror).

Existe uma solução muito simples que permite trocar o servidor para um mirror que oHamacker deu a conhecer. Assim, para trocar o seu endereço actual dos pacotes medibuntu, digite o seguinte no terminal:

echo 88.191.101.8 packages.medibuntu.org | sudo tee -a /etc/hosts

Quando souber que o servidor principal voltou à normalidade, basta fazer o seguinte para voltar às definições normais:

grep -v packages.medibuntu.org /etc/hosts | sudo tee /etc/hosts


Os comandos pgrep e pkill

0 comentários

Quem é usuário antigo de sistemas Unix e derivados, provavelmente já gastou os dedos digitando coisas como:

  ps -ef | grep rubens 

Mas como tudo no mundo do software livre, em que a ordem é simplificar e economizar tempo, veio alguém e criou os comandos pgrep e pkill.

Como o nome mesmo indica, pgrep significa process grep, que na verdade é o comando anterior aglutinado em apenas um. Por exemplo, eu quero descobrir os PID (process id) de todos os programas do usuário rubens associados ao Firefox:

  pgrep -u rubens  firefox   9397 

Se eu quiser matar algum processo, eu posso fazê-lo de forma genérica, eliminando todos os processos, de todos os usuários, ou posso também atuar de forma seletiva:

  pkill firefox 

ou

  pkill -u rubens firefox 

Além de terminar processos, eu posso usar o comando pgrep em combinação com outros. A documentação do programa dá um exemplo interessante, em que o comando pgrep é usado para redefinir a prioridade de um programa:

  renice +4 `pgrep netscape` 

O programa netscape irá rodar exigindo menos recursos da máquina, sendo mais nice :-)

Existem diversas possibilidades, mas as mais comuns e úteis são mesmo as que foram apresentadas. Uma outra diretiva bastante útil, é a diretiva "-l", que faz com que o nome completo do processo seja listado juntamente com sua identificação:

  $ pgrep -l ssh   1407 ssh-agent   2204 sshd   8162 ssh 

Os programas pgrep e pkill fazem parte do pacote procps e podem ser instalados, em sistemas Debian e derivados, com o comando:

  apt-get install procps 

Estes programas são de autoria de Kjetil Torgrim Homme e Albert Cahalan.

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

[Referencia: http://migre.me/yXxB]

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ubuntu 10.04 Lucid Lynx versão candidata

0 comentários
Ubuntu 10.04 Lucid Lynx versão candidata: "O Ubuntu 10.04 Lucid Lynx está na versão candidata, também conhecida como RC (Release Candidate) e é o mais próximo da versão final que sairá dia 29 de abril, em uma semana. Já dá para baixar, usar e ver como ficou mais rápido, bonito e funcional.
Com a última versão do GNOME (2.30), Kernel 2.6.32-21 e Firefox 3.6.3."[referencia:http://feedproxy.google.com/~r/NoticiasLinux/~3/Wo96b8Zbrgg/nl1271992831.html]

Empresários de TI estão entre os mais ricos do mundo

0 comentários
Empresários de TI estão entre os mais ricos do mundo: "Lista da revista Forbes publicada nesta quinta-feira, 22/04, apresenta cinco profissionais de TI entre os 25 mais ricos do mundo"